Acolhida
Conversa informal sobre o signifcado dos grupos que integram o projeto e as suas funções em sala.
Síntese
Feito pela professora Fabiana.
Socialização dos cartazes do trabalho realizado no dia 02/04/2008, cartazes das mãos.
A turma divida em cinco grupos, apresentou os trabalhos mostrando o que esperam do projeto da Fundação Roberto Marinho. Suas angústias com relação ao futuro, suas expectativas para um futuro escolar de sucesso.
Dinâmica
Feita posteriormente para formação temporária dos grupos, haja vista a necessidade de ação dos mesmo para intermediar as aulas. O motivo de ser temporária é o número de alunos em sala, poís alguns voltarão para sua turma de origem.
Papéis recortados em forma de retângulo, com uma forma geométrica colada no canto superior esquerdo, foram jogados no chão da sala, uma música foi colacada ao fundo para que os alunos pudessem pegar os papéis que estavam no chão. Ao pegarem, faziam 4 filas indianas sem saber ao certo como seria a divisão. Depois de todos se posicionarem, a professora desenhou as formas geométricas no quadro e eles teriam que ir para fila certa, ou seja, a fila da sua forma geométrica. Sendo assim, um representante de cada fila foi escolhido pelos alunos, e participaram do sorteio contendo as palavras:
COORDENAÇÃO, SÍNTESE, AVALIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO.
Pronto, a escolha dos grupos fora feito. Os grupos ficaram com os
seguintes componentes:
Síntese
Fernando
Roberta
Diego
Kessyane
Wesley Rodrigues
Luana
Rayane
Walisson
José Adolfo
Gleydson
Responsabilidade:
Resumir a aula do dia anterior, nos seus mínimos detalhes.
Coordenação
Bianca
Rafael
Tainah
Thiago Fabrício
Rosélia
Jaqueline
Wellington
Jonathan
Zé Nilton
Bruna
Responsabilidade:
Coordenar as tarefas e os horários em sala, atentando para os tempos previstos para cada atividade, afim de que não percamos tempo. Prestar atenção , também, na movimentação dos alunos em sala e na conversa fora de hora, conversa essa que prejudica o bom funcionamento e andamento das aulas. Cuidar de organizar a sala no formato ideal, ou seja, em forma de círculo. Trabalhar ativamente auxiliando a professora.
Socialização
Edinaldo
Lidiane
Tharis
Vanessa
Edelaide
Thiago R.
Dayane
Diego Souza
Luaara
Responsabilidade:
Ambientalizar os alunos e criar uma doutrina social responsável em todos.
Avaliação
Camila
Flávio
Antônio (Ceará)
Sayane
Enis
Welker
Joana
Johan
Elaine
Rodrigo
Responsabilidade:
Avaliar todo os dias, as aulas e o comportamento de todos, de uma forma crítica e responsável.
REPRESENTANTES DAS EQUIPES
Turma: Prof. Fabiana
Coordenação - Tainah
Socialização - Tharis
Avaliação - Flávio
Síntese - Fernando
Coordenação - Tainah
Socialização - Tharis
Avaliação - Flávio
Síntese - Fernando
Após a divisão, já em suas equipes em forma de círculo, os representantes foram até a Biblioteca em busca de dicionários para formularem os conceitos de cada equipe. Nos papéis com as formas geométricas, cada alunos colocou uma palavra sinônima do nome de suas equipes, ex: Na equipe de Síntese, os alunos deveriam colocar em seu papél uma palavra sinônima de Síntese, e assim por diante, acontecendo em cada grupo.
Socialização dos conceitos que foram feitos em forma de cartaz
Ficou para próxima aula
Avaliação
Ainda realizada pelas professoras Fabiana e Alice, mas passando a responsabilidade para a esquipe responsável.
Os alunos, em forma de debate, colaram os pontos positivos de estarem separados em grupos e suas responsabilidades perante os colegas e professora.
Vale ressaltar que na turma da professora Fabiana, muitos se posicionaram com relação a conversa excessiva durante os trabalhos. Todos concordaram e houve um acordo para que todos se esforçassem em ajudar para que a conversa seja minimizada.
Percurso Livre
Conversa nos grupos sobre as responsabilidades do dia posterior
Um comentário:
nossa o blog ficou bom d+, eu stou gostando muito de tudo
abraços....
Postar um comentário